quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Swerting



Swerting (Proto-Norse: Swartingaz) foi um dos ancestrais saxões do rei Aella de Deira. Ele pode ter sido idêntico ao Swerting brevemente citado em Beowulf, no qual ele teve um afilhado chamado Hrethel, que fora avô materno do herói Beowulf.

Um Swerting também aparece em tradições escandinavas como o assassino do rei dinamarquês denominado Fróði/Frotho, que corresponde a Froda, o Heaðobard, em Beowulf. Nas tradições escandinavas, Ingeld, filho de Froda, também se apresenta sob as formas de Ingjald ou Ingellus.

As sagas Skjöldunga e a Bjarkarímur contam que o rei da Suécia, Jorund, foi derrotado pelo rei dinamarquês Fróði, que o fez um tributário e tomou sua filha. A filha deu à luz Halfdan, mas outra mulher tornou-se a esposa legítima de Fróði e o forneceu um herdeiro, chamado Ingjaldr. Junto com um de seus earls, Swerting, Jorund conspirou contra Fróði, matando-o durante o blót.


Starkad encontra Ingellus com uma dama (provavelmente a filha de Swerting). Olaus Magnus' Historia de gentibus septentrionalibus (1555).


Há também uma outra versão, presente na obra Gesta Danorum, considerando as aventuras de Starkad, a qual é baseada na história de um velho guerreiro que recomeçou o conflito entre os Heaðobards e os daneses. O rei dinamarquês Frotho (Froda) foi assassinado devido a uma traição acometida pelo saxão denominado Swerting (Swertingus), o mesmo citado anteriormente. Ingellus (Ingeld), filho de Frotho, passou a viver uma vida desregrada e acabou por se casar com uma das filhas de Swerting. Isso enfureceu tanto Starkad que ele acabou se alistando na corte do rei sueco Halfdan (Haldanus). Visto que Ingellus continuou com sua vida infrene sem cumprir seu dever, que era vingar o pai, Starkad resolveu comparecer durante um banquete, no qual ele e os filhos de Swerting (o assassino de Frotho), estavam presentes. Starkad então repreendeu Ingellus duramente e humilhou sua rainha, que tentou apaziguar Starkad com gentileza e um pedaço caro de costela. Starkad, porém, triunfou na incitação, fazendo com que Ingellus matasse os filhos de Swerting e se divorciasse da noiva saxã.



Fonte:

Swerting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esbraveja como um dragão, berserkiano.