terça-feira, 12 de março de 2013

A Batalha de Hjörungavágr


File:Olav Tryggvasons saga - Uvaeret Hjoerungavaag - H. Egedius.jpg
Tempestade durante a Batalha de Hjörungavágr


A Batalha de Hjörungavágr foi uma batalha naval semi-legendária que ocorreu no final do século X entre os jarls de Lade (dinastia de governadores noruegueses) e uma invasão dinamarquesa liderada pelos Jomsvíkings (mercenários vikings dos séculos X e XI). Essa batalha teve um papel crucial no empenho de Haakon Sigurdsson para a unificação de seu poder na Noruega, visto que foram eles os vitoriosos.

Haakon Sigurdsson governava a Noruega como um vassalo do rei Harald Bluetooth (Harald, O Dente Azul) da Dinamarca. Entretanto, Haakon mostrava-se mais como um governador independente do que um vassalo propriamente dito. Ele era um fiel devoto aos deuses do panteão nórdico. Em 975, quando Harald Bluetooth tentou forçá-lo a se converter ao cristianismo, Haakon rompeu sua aliança com a Dinamarca. Então, Harald, sem o apoio de Haakon, acabou sendo derrotado pelo imperador germânico Otto II. Haakon, por sua vez, aproveitou-se da oportunidade: tirando vantagem da posição enfraquecida do rei dinamarquês, proclamou a independência da Noruega.


File:Olav Trygvasons saga - Uvaeret, Hjoerungavaag - G. Munthe.jpg
"Storm in Hjørungavåg"
Artista: Gerhard Munthe


A batalha é descrita nas sagas reais nórdicas, tais como o Heimskringla, bem como a Saga Jómsvíkinga e Gesta Danorum de Saxo Grammaticus. Saxo Grammaticus estimou que a batalha aconteceu quando Harald Bluetooth ainda era vivo. Seu período é considerado o ano de 986.

Alguns contemporâneos da poesia escáldica aludiram à batalha, incluindo os versos de Þórðr Kolbeinsson e de Tindr Hallkelsson. O evento também foi o tema de poemas e sagas posteriores. O Jómsvíkingadrápa, de Bjarni Kolbeinsson, exalta os Jomsvikings, mesmo derrotados. O Vellekla, composto pelo poeta islandês Einarr Helgason, também fala da Batalha de Hjörungavágr. Também, o Fagrskinna apresenta a história da Noruega com ênfase nas batalhas, incluindo a batalha em questão.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esbraveja como um dragão, berserkiano.