terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dísir e dísablót




Dísir



"The Dises", Dorothy Hardy, 1909.



Na mitologia nórdica, uma dís (inglês: lady; plural: dísir) é um fantasma, espírito ou deidade associada ao destino. Assim como as valquírias, nornas e vættir (Old Norse; singular: vættr), as dísir são quase sempre referenciadas de modo coletivo. Elas podem ser tanto bondosas quanto maléficas em relação aos mortais, podendo, inclusive, atuar como espíritos protetores de clãs nórdicos. No entanto, sua função original foi, possivelmente, aquela de deusas da fertilidade, as quais foram objeto de um culto particular, o dísablót. Sua veneração pode ter advindo do culto aos espíritos dos mortos.

Alguns acadêmicos acreditam que as dísir nortistas germânicas e as idisi (Old Saxon; singular: idis) do oeste germânico estejam relacionadas, devido a similaridades linguísticas e mitológicas, mas a evidência direta da mitologia anglo-saxã e da continental germânica é limitada. Em textos nórdicos, as dísir detêm papéis que remetem aos de figuras como as fylgjur, valquírias e nornas. Tendo isso em vista, alguns acadêmicos sugeriram que dísir seja um termo amplo, que inclui outros seres de características parecidas às dos seres citados anteriormente.

No Grímnismál, o sábio Grímnir (Odin) prevê a morte do rei Geirröðr, a qual ele atribui a ira das dísir. Neste caso, dísir foi empregado como um sinônimo às nornas:


Eggmóðan val
nú mun Yggr hafa,
þitt veit ek líf of liðit;
úfar ro dísir,
nú knáttu Óðin sjá,
nálgastu mik ef þú megir.  
The fallen by the sword                         
Ygg shall now have;                              
thy life is now run out:                            
Wroth with thee are the dísir:                
Odin thou now shalt see:
draw near to me if thou canst.           


O termo dís aparece em diversos nomes de lugares na Noruega e na Suécia. Além disso, era uma partícula comum em nomes de mulheres, como evidenciado nas runestones, e ainda o é na Islândia. A palavra se apresenta como uma primeira partícula de nomes do Old High German, tais como Itispuruc e Itislant. Sua ocorrência é mais frequente ainda em Old Norse, dado em nomes como: Thórdís, Hjördís, Ásdís, Vigdís, Halldís e Freydís.




Dísablot



"The dísablót", August Malmström.



O dísablót era o tempo sacrificial (blót  sacrifício) no qual se honrava os espíritos ou deidades femininas, designadas dísir e valquírias, de tempos pré-históricos até o advento da cristianização na Escandinávia. Seu propósito era fomentar a vinda da colheita, tendo seu culto sido citado na Saga Hervarar, Saga Víga-Glúm, Saga Egil e no Heimskringla. A celebração ainda se sustenta sob a forma de uma feira anual chamada Disting, na cidade de Uppsala, Suécia.

dísablót parece ter sido comemorado durante o Vetrnætr [inglês: Winter Nights; Old Norse: vetr  inverno, nætr (plural de nátt)  noites]. O Vetrnætr era um festival do inverno nórdico que inicialmente foi celebrado na Escandinávia pré-cristã. Snorri Sturluson, poeta, político e historicista islandês, relata que o Vetrnætr era um dos três mais importantes festivais. Esse evento também aponta o fim do verão e o início do inverno, trazendo o significado do fim da colheita e o tempo de celebração.

Em uma versão da Saga Hervarar, há uma descrição de como o sacrifício era realizado. Alfhildr, a filha do rei Alfr de Alfheim, foi sequestrada por Starkad Aludreng enquanto ela pigmentava um hörgr (altar sagrado; Old Norse; plural: hörgar) com sangue. Isso sugere que o ritual fosse realizado por mulheres, uma função que aparenta ser um papel exclusivo das sacedortisas do paganismo germânico.



Disting em Uppsala, Suécia, 2008.



Fonte:


4 comentários:

  1. Muito bom! Obrigada por criar este blog com mais informações a respeito dessa lenda.

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Esbraveja como um dragão, berserkiano.